Páginas

Orquestra

Orquestra

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Orquestra Sinfônica abre 28 vagas para novos bolsitas

Seleção é aberta a estudantes de graduação da Ufal e a inscrições vão até 19 deste mês
Simoneide Araújo – jornalista colaboradora
A Coordenação de Assuntos Culturais (CAC) da Pró-reitoria de Extensão vai selecionar novos bolsistas para compor a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas. De acordo com o Edital 06/2016, são 28 vagas destinadas a graduandos de qualquer curso da instituição e as inscrições podem ser feitas até 19 de agosto, na Secretaria da Orquestra, no Espaço Cultural, na Praça Visconde de Sinimbu, Centro de Maceió.
Cada candidato poderá se inscrever em um única vaga e terá de usar instrumento prórpio, com exceção dos maiores - como contrabaixo, violoncelo e percussão, que são oferecidos pela própria Orquestra. Nos naipes de corda são seis vagas para violino; quatro para contrabaixo; três para viola e para violoncelo. Para flauta são duas vagas; oboé, uma; clarineta, uma; trompa, duas; percussão, duas; trombone, uma; trompete, duas; e copista, uma.
As Provas serão realizadas na sala da Orquestra, nos dias 29 de agosto, às 15h, e 30 de agosto, no mesmo horário. Os candidatos devem chegar ao Espaço Cultural 30 minutos antes do exame. Dia 29 será a primeira fase da seleção, com prova prática eliminatória de execução no instrumento escolhido. Serão apresentadas uma peça de livre escolha e uma de repertório erudito, avaliadas de acordo com os critérios de sonoridade, afinação, andamento e técnica. Vale destacar que o candidato deve apresentar cópia da partitura de escolha livre no ato da inscrição.
Dia 30, a prova será classificatória, na qual o candidato terá de executar uma peça de confronto, escolhida pela banca examinadora e vai estar disponível aos candidatos até dia 15 próximo, na Secretaria da Orquestra, nos murais do Espaço Cultural e na fanpage da CAC.
O resultado das provas será divulgado nos murais do Espaço Cultural e no portal da Ufal até 2 de setembro. Após essa data, os classificados serão chamados para fazer estágio de um mês na Orquestra de acordo com a ordem de classificação. Sendo aprovado nessa etapa, o candidato fará parte do grupo na condição de bolsista.

Saiba mais no Edital 06/2016