Páginas

Orquestra

Orquestra

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Histórico da Orquestra de Câmara da Ufal

Histórico



Nilton Souza*

A Orquestra de Câmara da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) foi fundada em 1981 a partir da iniciativa de alguns músicos da comunidade e de professores do Departamento de Artes da mesma Universidade. Ente os anos de 1981 e 1985 o grupo era formado de instrumentistas diversos, somente a partir de 1986 o número de componentes foi aumentado permitindo a definição de naipes.
Dentre os vários regentes que estiveram a sua frente, destacam-se Almir Medeiros e o maestro argentino Osvaldo Lupi, que regeu o grupo até 1996, quando o maestro holandês Nicolas Grosse Vale assumiu a sua regência. A partir daí, a maestrina Flávia Vieira, entre os anos de 1999 e início de 2001, esteve à frente da Orquestra.
Em meados de 2001, com a volta do maestro Nicolas Grosse Vale, Nilton Souza assumiu a função de regente substituto o que lhe proporcionou em 2002 assumir a sua regência titular.
A Orquestra sempre teve suas atividades atreladas aos Cursos de Música – Licenciatura e Bacharelado em Canto – da Ufal, tendo em vista a necessidade de promoção da vida acadêmico-musical dos alunos.
Fora da esfera universitária, a Orquestra participou na década de 90 de tournnés por diversas cidades nordestinas, com destaque nas apresentações da Pró-Arte de Teresópolis, no Rio de Janeiro e em concertos expressivos do cenário musical brasileiro. Foi regida por nomes memoráveis da nossa música como Camargo Guarnieri, dentre outros.
A partir de 2003, já sob a regência de Nilton Souza, em parceria com o SESC-AL (Serviço Social do Comércio de Alagoas) realizou-se uma tournné por algumas das cidades importantes do Estado, através do Projeto Música para Todos – que tinha como principal objetivo a formação de público para a música orquestral e erudita em geral.
Projetos voltados para as questões sociais e educativas fazem parte das atividades rotineiras da Orquestra. São desenvolvidos projetos onde são levados até as Escolas Públicas, Concertos Didáticos que promovem a música folclórica, popular e erudita de compositores locais e internacionais.
Dentro do calendário de apresentações do grupo constam eventos importantes para a cidade de Maceió, e assim, para o Estado de Alagoas, como o tradicional Concerto de Natal, onde o CORUFAL (Coro da Universidade Federal de Alagoas) une-se a vários cantores solistas em um grande concerto público.
Como principal grupo orquestral do Estado e por estar a mais tempo em atividade, a Orquestra por sua atuação e constante promoção de Concertos Públicos –sempre gratuitos – tem levado ao longo desses 27 anos de atuação a representação musical a todos os que buscam na música não apenas os modismos e massificações, ao tempo que educa e promove o direito de escolha pelo favorecimento de uma audição seletiva.
Nos dias atuais sob a direção de Nilton Souza, a Orquestra tem se encaminhado para uma formação Sinfônica. Hoje faz parte do grupo um corpo de 35 membros, divididos estrategicamente a realizar um vasto repertório.



* Professor do Curso de Música da Ufal, com mestrado em musicologia. Desde 2002 é o seu regente titular.